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A importância das Redes Sociais no SEO do seu site

18

JULHO, 2017

SEO
Marketing Digital
Redes Sociais

O SEO, ou seja, a Optimização de Motores de Busca é, actualmente, uma das mais utilizadas ferramentas do marketing digital nas estratégias de promoção das páginas da internet nos canais de comunicação digitais.

O SEO consiste em optimizar e tornar mais amigáveis as páginas da internet para os motores de busca. Estes são plataformas online que utilizamos para pesquisar informação na world wide web. O Google, o Bing ou o Yahoo são alguns dos exemplos mais populares de motores de busca. Quando fazemos uma pesquisa numa dessas plataformas, os resultados aparecem-nos organizados por relevância. No início, essa ordem era alfabética, mas os algoritmos da nova geração de motores de busca utiliza outros parâmetros para aferir da relevância dos sites. Ninguém sabe ao certo que parâmetros são esses, mas o SEO tem identificado ao longo do tempo alguns factores que influenciam esses resultados. É o caso da utilização de endereços mais racionais ou o uso correcto de palavras-chave ou tags.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

É assim evidente a importância do SEO para uma página da internet. Ao aparecer nos primeiros resultados das pesquisas, o SEO está a aumentar a probabilidade dos sites em serem visitados e encontrados, aumentando assim a sua visibilidade e, claro, o potencial em captar novos consumidores. Até porque a maioria dos utilizadores da internet confessam que, quando fazem uma busca num motor de busca, raramente passam da segunda página de resultados.

“os especialistas em SEO também chegaram à conclusão de que…”

…as redes sociais também influenciam decisivamente a relevância das páginas da internet nos motores de busca. Ou seja, a sua actividade nas redes sociais, a popularidade dos seus perfis ou o número de seguidores tem relação directa com a sua posição nos resultados das pesquisas efectuadas pelos motores de busca.

Daí que o marketing digital venha a apostar cada vez mais nestes dois campos, no SEO e no marketing de redes sociais, que se devem complementar entre si. O ideal na estratégia de promoção de uma empresa ou marca na internet passa assim por conciliar uma presença forte e regular nas redes sociais com um plano sólido de SEO.

Mesmo que alguns dos motores de busca ainda não demonstrem particular interesse pela relevância das redes sociais para as páginas na internet – por exemplo, o Google parece ter menos influência das redes sociais nas suas pesquisas do que o Bing, apenas para citar dois dos mais populares motores de busca -, isso não significa que não deva haver um forte investimento nessa área. Até porque, o mais provável, é que isso venha a alterar-se, mais cedo ou mais tarde, tendo em conta o número crescente de utilizadores que as redes sociais continuam a captar diariamente.

Além disso, não são só os perfis das empresas e das marcas que influenciam as pesquisas dos motores de busca. Também os perfis pessoais o fazem. O que significa que um particular, ao utilizar um motor de busca, também está a contribuir para a relevância da própria página do produto ou do serviço. Este é um efeito exponencial e crescente que pode e deve ser aproveitado pelo SEO.

Finalmente, há que ter em conta que as redes sociais também são utilizadas hoje em dia como motores de busca. É um erro pensar que apenas as plataformas como o Google ou o Bing o são. Aliás, existem especialistas em marketing digital que defendem que as redes sociais são o próximo passo do SEO por causa precisamente disso mesmo.

Por isso, não facilite na sua estratégia de marketing digital. A internet é uma ferramenta para o sucesso comercial bastante económica e eficaz, que está ao seu dispor. Adopte uma estratégia responsável e aproveite a importância das redes sociais e do SEO para atingir os seus objectivos comerciais. Desenhar uma página com base nas técnicas de SEO não é um processo simples, mas os resultados compensam claramente.  No entanto, tenha atenção. Existem muitos procedimentos que não legais e, caso seja descoberto pelos motores de busca, pode acabar por ser punido e mesmo excluído das suas listas de resultados.

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