308811158 [email protected]

SEO & MARKETING DIGITAL

A Importância do Marketing Digital para as pequenas e médias empresas

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Rui Navarro, Empreendedor Digital, Portugal

6 Março 2018

Para conseguirem ombrear de igual para igual com as grandes marcas, as pequenas e médias empresas têm que encontrar armas que lhes permitam compensar as limitações financeiras. E as melhores ferramentas que encontram para isso são as do marketing digital.

Desde o advento e a democratização da internet, que a world wide web passou a ser o local privilegiado para qualquer negócio, empresa ou produto. Se não estar presente na rede é autentico suicídio comercial, hoje em dia só isso não chega. Perante o aumento da oferta, é necessário que as empresas saibam e consigam sobressair por entre a espuma da rebentação, especialmente de forma criativa original, que apele ao seu público-alvo.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

É aí que entra o marketing digital. Este é o conjunto de ferramentas e de estratégias que procuram promover os produtos e as marcas através dos canais de comunicação digitais. Ao contrário do marketing tradicional, é uma disciplina relativamente recente, que surgiu há cerca de duas décadas atrás, mas que em pouco tempo revolucionou completamente a forma de como as empresas passaram a comunicar com os seus clientes e consumidores.

Além disso, tendo em conta a velocidade com este mercado se modifica e transforma, reinventando-se quase a uma periodicidade diária, o marketing digital é fundamental para se manter actualizado e atingir o público-alvo, independentemente de qual ele seja.

Por isso, as empresas encontram no marketing digital um investimento indispensável, com uma relação entre custo e benefício bastante competitiva, o que o torna muito importante especialmente para as pequenas  e médias empresas, cujos mecanismos financeiros são mais limitados.

São várias as vantagens do marketing digital. A maior será, provavelmente, a comunicação. Com os canais digitais o alcance das empresas passou a ser muito maior do que os suportes tradicionais, como os outdoors, a rádio ou mesmo a televisão, chegando a todo o mundo instantaneamente. Afinal de contas, são mais de 6 biliões de usuários com acesa à internet nos quatro cantos do mundo, de acordo com os últimos números oficiais.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Além disso, o marketing digital permite a comunicação entre marcas e respectivos seguidores de forma fácil, eficiente e informal, 24 horas por dia e até em tempo real. Isto aproxima-as dos seus consumidores, que encontram nesta abordagem um maior reconhecimento, além de permitir que a marca crie uma melhor reputação junto dos clientes.

A segunda grande vantagem do marketing digital é o seu alcance global. Já referimos que são mais de 6 biliões de internautas em todo o mundo, o que permite às marcas e às empresas chegaram a onde não sonhariam com pouco de investimento. Os limite geográficos deixaram de fazer sentido na world wide web e, consequentemente, as possibilidade de rendimento aumentaram exponencialmente para as empresas.

Outra grande vantagem do marketing digital é a interactividade que permite entre os produtos e os seus seguidores. Esta deixou de ser unilateral e abriu diferentes possibilidades de contacto com o público. Isto permite ainda desenvolver relações de afecto e uma informalidade que nunca havia sido possível antes.

Finalmente, o marketing digital permite ainda segmentar o mercado, ao permitir fazer investimento específicos direccionados para o seu público-alvo. Ao aumentar a eficiência das estratégias de marketing, está proporcionalmente a diminuir os custos de investimento, o que é uma das maiores vantagens das pequenas e médias empresas, a quem todos os custos são importantes.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Além disso, no marketing tradicional é impossível mesurar com exactidão o alcance das estratégias de divulgação, ao contrário do que acontece com o marketing digital. Isso significa que permite também às empresas perceberem se as suas estratégias estão a funcionar, tornando-se mais eficientes e, consequentemente, mais competitivas e rentáveis.

Por tudo isto, o marketing digital assume-se como um conjunto de ferramentas fundamentais para o sucesso comercial de qualquer marca, mas especialmente das pequenas e médias empresas, que encontram aqui um aliado de peso, capaz de as colocar a competir com outros gigantes do mercado. E sem ter que gastar muito dinheiro ou desperdiçar recursos humanos.

Análise SEO Gratuita

Optimize o seu site. Torne-o melhor. "Esmague" a sua concorrência.

Veja como o seu site se comporta aos olhos dos Motores de Busca. A nossa análise é rápida e irá mostrar-lhe os pontos principais que estão a fazer com que o seu site não se coloque no topo dos motores de busca.

 

 

Receba uma análise gratuita!

Coloque o seu URL em baixo e receba uma análise completa ao seu site.

Artigos Recentes

Irá encontrar as últimas novidades do mundo digital no nosso Blog.

Quer aumentar as vendas da sua empresa através do Google?

Coloque o seu email em baixo para que possamos enviar-lhe toda a informação.

Recebemos o seu pedido, enviaremos o email dentro de alguns segundos!

Preencha os dados em baixo.

Importante: Preencha os dados com a maior exactidão possível,  todas as informações são importantes para que possamos analisar se faz sentido a nossa parceria ou não.

Preencha os dados seguintes!

Preencha os dados em baixo.

Importante: Preencha os dados com a maior exactidão possível,  todas as informações são importantes para que possamos analisar se faz sentido a nossa parceria ou não.

Preencha os dados seguintes!

Preencha os dados em baixo.

Importante: Preencha os dados com a maior exactidão possível,  todas as informações são importantes para que possamos analisar se faz sentido a nossa parceria ou não.

Preencha os dados seguintes!

Share This

Partilhe

Partilhe este artigo com os seus amigos!