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Como aumentar a velocidade do seu site

28

MAIO, 2017

SEO
WebDesign
Marketing Digital

Com estes últimos updates da Google torna-se cada vez mais evidente que temos de otimizar os nossos sites para serem o mais rápido possível a abrirem ou teremos penalizações graves muito em breve, que poderão ir desde a perda de rankings nos motores de busca a uma desindexação total do nosso site no Google.

Para não falar na natural perda de interesse dos nossos clientes em ver o nosso site, estatísticas da Google dizem que se uma página demorar a abrir em mais de 3 segundos perdemos 57% do nosso trafego! Quer mesmo perder 57% das suas receitas online? Com a indexação móvel da Google pela primeira vez na Internet e 60% das pesquisas provenientes a virem através de smartphones, um site móvel sem erros não é algo que devemos ter mas sim algo que temos de ter.

 

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De acordo com a pesquisa mais recente do Google, o tempo que leva para carregar a página de destino móvel média é de 22 segundos. No entanto, a pesquisa também indica que como referi acima 53% das pessoas vão deixar uma página móvel, se demorar mais de 3 segundos para carregar, 53%! Já reparou o que poderá estar a perder a nível de vendas?

A realidade é que, como descobriu o Google, 70% das páginas demoram 7 segundos para carregar o conteúdo visual que os nossos olhos veem quando abrimos uma pagina (above the fold content). Todo o conteúdo visual acima e abaixo da dobra (above/below the fold content) levou 10 segundos para carregar completamente. Isso é bastante preocupante, porque como o tempo de carregamento da página vai de 1 segundo a 7 segundos, a probabilidade de um visitante abandonar a página aumenta 113%!

O que os proprietários do site devem fazer?

O Google diz que 30% das páginas analisadas podem economizar mais de 250 KB simplesmente comprimindo imagens e texto.

Em baixo irei dar algumas dicas que melhoram em muito a velocidade das páginas e consequentemente dos nossos rankings no Google

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O que é velocidade de página?

A velocidade de abertura de uma página é frequentemente confundida com a “velocidade do site. A velocidade da página pode ser descrita com o “tempo de carregamento de uma página” (o tempo que leva para exibir o conteúdo total numa página específica) ou “tempo até o primeiro byte” (o tempo que leva para o navegador receber o primeiro byte de informações do nosso servidor).

É um facto que páginas mais rápidas irão aumentar o nosso ranking no google, evita penalizações e naturalmente irá fazer com que o nosso site converta melhor a nível de vendas.

Práticas recomendadas de SEO

O Google indicou a velocidade do como um dos sinais usados ​​pelo seu algoritmo para classificar as páginas no seu motor de busca. Além disso, uma velocidade de página lenta significa que os Bots do Google podem rastrear ( crawl)  menos páginas e isso vai afetar negativamente a indexação.

A velocidade da página também é importante para a experiência do usuário. As páginas com um tempo de carregamento mais longo tendem a ter taxas de rejeição mais altas e menor tempo médio na página. Tempos de carga mais longos também foram mostrados que afectam negativamente as conversões.

Compressão GZIP

Use Gzip, um aplicativo de software para compactação de arquivos, serve para diminuir o tamanho de seus arquivos CSS, HTML e JavaScript maiores que 150 bytes.

Não use gzip em arquivos de imagem. Comprima-os antes num programa como por exemplo o Photoshop, onde consegue ter o controle sobre a qualidade da imagem.

Minificar CSS, JavaScript e HTML

Ao otimizar o código do seu site (incluindo a remoção de espaços, vírgulas e outros caracteres desnecessários), você pode aumentar drasticamente a velocidade das suas páginas. Também deve remover tudo o que basicamente não faz falta como códigos desnecessários, formatação e código não utilizado. O Google recomenda usar o YUI Compressor para CSS e JavaScript, nós na Tribl 51 pessoalmente usamos outro método mais rápido e fácil.

Diminuir redirecionamentos

Cada vez que uma página é redirecionada para outra, o visitante enfrenta um tempo adicional á espera que o ciclo de solicitação-resposta HTTP seja concluído. Por exemplo, se o seu modelo de redirecionamento mobile ar for semelhante a este: “exemplo.com -> www.exemplo.com -> m.exemplo.com -> m.exemplo.com/home”, cada um desses dois redirecionamentos adicionais torna sua página mais lenta.

Aproveite o cache do navegador

Os navegadores armazenam muitas informações (imagens, arquivos JavaScript e muito mais) para que, quando um visitante voltar ao seu site, o navegador não precise recarregar novamente a página inteira. Use uma ferramenta como YSlow para ver se tem uma data de expiração definida para o cache. De seguida, defina o cabeçalho “expires” por quanto tempo deseja que as informações sejam armazenadas em cache. Em muitos casos, a menos que o design do site mude frequentemente, um ano é um período de tempo razoável.

Melhorar o tempo de resposta do servidor

O tempo de resposta do servidor é afetado pela quantidade de tráfego que você recebe, pelos recursos que cada página usa, pelo software usado pelo servidor e pela solução de hospedagem que usa, nós em Portugal por exemplo convém usarmos alojamento Português, antes tínhamos o site da nossa Agência no UK e tínhamos quase sempre tempos de resposta de mais de 1 segundo, desde que mudamos para um servidor português temos sempre menos de 200 ms que é o tempo de resposta ideal.

Usar uma rede de distribuição de conteúdo

Redes de distribuição de conteúdo (CDNs), também chamadas redes de distribuição de conteúdo, são redes de servidores que são usados ​​para distribuir a carga de entrega de conteúdo. Essencialmente, cópias de seu site são armazenadas em vários centros de dados geograficamente distintos de modo que os usuários tenham acesso mais rápido e mais confiável ao seu site.

Otimizar imagens

Este é óbvio, no entanto vemos com muita frequência sites feitos por ditos profissionais que não sabem otimizar as imagens dos sites. Certifique-se de que suas imagens não são maiores do que precisam, que estão no formato de arquivo correto (PNGs são geralmente melhores para gráficos com menos de 16 cores, enquanto JPEGs são geralmente melhores para fotografias) e que eles são compactados e otimizados para a web.

Use sprites CSS para criar um modelo para imagens que use com frequência no seu site, como botões e ícones. Os sprites CSS combinam as suas imagens numa imagem grande que carrega todas de uma vez (o que significa menos solicitações HTTP) e, em seguida, exibe apenas as seções que você deseja mostrar. Isso significa que estará a economizar tempo de carregamento ao não fazer com que os usuários aguardem que várias imagens sejam carregadas.

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