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Marketing Digital & SEO
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FACEBOOK MARKETING PARA EMPRESAS
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS NO FACEBOOK
É impressionante como o Facebook se tornou omnipresente nas nossas vidas. È certo que a democratização da internet, assim como a portabilidade dos aparelhos electrónicos que nos permitem estar conectados à rede em qualquer lugar a qualquer hora, contribuem para que estejamos constantemente a aceder ao Facebook, mas a popularidade desta rede social, que conta actualmente com quase dois biliões de usuários não deixa de ser incrível.
O Facebook, que foi fundado no ano de 2004 pelos norte-americanos Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, é uma rede social totalmente gratuita, em que os usuários criam perfis pessoais, adicionam amigos, trocam mensagens privadas e públicas entre si e partilham listas de interesses, fotos e outros conteúdos. É uma rede social extremamente interactiva e dinâmica que, ao longo dos anos, tem desenvolvido e aperfeiçoado outros serviços.
Além desta componente social, o Facebook tem-se assumido também como uma ferramenta de trabalho e um aliado comercial de peso das empresas e das marcas. Afinal de contas, com a sua influência e omnipresença na vida das pessoas em todo o mundo, era inevitável que essa faceta também se desenvolvesse e consolidasse. Tudo começou com as empresas a marcarem presença no Facebook, criando os seus próprios perfis, mas actualmente só isso não chega. É necessário destacarem-se por entre todas as outras empresas presentes na rede. E para isso é necessário adoptar estratégias produtivas e eficientes.
O Facebook é uma plataforma descontraída e informal, que permite desenvolver diferentes formas de comunicação quando comparada com os restantes canais de comunicação tradicionais. Uma empresa ou uma marca deve perceber bem qual o seu objectivo quando aposta na sua presença nesta rede social. Ou seja, se pretende aumentar a sua visibilidade, promover um produto ou um serviço ou tornar-se numa referencia dentro da sua área de intervenção.

FACEBOOK É ÚNICO
Acima de tudo, é necessário criar conteúdo específico para o Facebook. E este deve ser amigo dos aparelhos portáteis. Porque os números oficiais indicam que a maioria dos usuários acede ao Facebook a partir do seu telemóvel ou tablet. Por isso, é fundamental que o seu conteúdo que partilha se adapta bem no ecrã de um smartphone, caso contrário estará a desperdiçar uma oportunidade de ouro.
A linguagem adoptada no Facebook, além de informal, deve ser assertiva, curta e objectiva. Ninguém quer perder tempo no Facebook a ler textos longos. Tal como no Twitter, os textos curtos são o preferível. Aproveite assim o espaço para divulgar e não tenha medo de arriscar. Os usuários gostam de coisas novas e tudo o que prime pela diferença acaba por se destacar.
Acima de tudo, seja interactivo e dinâmico. O Facebook é sobretudo visual e, por isso, abuse das imagens e dos vídeos. De preferência, rodeie-se de amigos que dominem essas tecnologias para criar conteúdos de qualidade. tenha atenção com o tamanho das imagens ou a duração dos vídeos, para que estes sejam intuitivos e resultem on-line.
Procure captar mais amigos para aumentar a sua rede de clientes. Ao fazer crescer o seu número de seguidores estará a aumentar exponencialmente a visibilidade do seu produto ou serviço e, claro, aumentando a probabilidade de rentabilidade do seu negócio. Mantenha-se actualizado em relação às novidades do Facebook, mas também das outras redes sociais, e analise as estatísticas que o próprio Facebook disponibiliza: o tráfego gerado pelas suas publicações, as horas em que o seu perfil cria mais buzz ou os dias em que conseguiu captar mais seguidores, por exemplo.
Existem agências de marketing digital especializadas em redes sociais a que pode recorrer, caso procure ajuda mais profissional e disponha de orçamento para isso. Apesar de não garantirem resultados a cem por cento, uma vez que não estamos a falar de uma ciência exacta, trabalhar com uma agência de marketing digital aumenta a rentabilidade de qualquer negócio ou empresa na internet. A oferta é vasta e variada. Procure informar-se junto de amigos e colegas que já tenham recorrido a serviço semelhante, analise os portfolios de diferentes agências, procure por quem já tem uma carteira de clientes que actue no mesmo sector de negócio que o seu e peça informações sobre os orçamentos e as questões financeiras. Faça a sua escolha de forma sensata, inteligente e responsável.