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O FUTURO DO MARKETING DIGITAL

Nunca é fácil adivinhar o futuro do que quer que seja. Basta ver como a literatura e o cinema têm falhado recorrentemente em fazer futurologia sobre a nossa sociedade, nas suas mais variadas utopias e distopias, em que os carros voadores continuam a ser um sonho aparentemente distante. Em contrapartida, a inteligência artificial parece estar cada vez mais perto.

Falar sobre o futuro do marketing digital é igualmente uma tarefa ingrata, já que podemos vir a falhar todas as previsões. Contudo, ao analisar as diversas tendências do mercado e para onde temos caminhado nos tempos recentes permite-nos fazer algumas considerações que podem permitir ter algumas luzes mais ou menos acertadas sobre o futuro do marketing.

O marketing é portanto a ciência e a arte de criar e explorar valor para satisfazer a necessidades de determinado mercado-alvo com lucro. Ou seja, o marketing identifica necessidades não realizadas de determinado cliente-alvo e depois define, quantifica e analisa o mercado e o potencial de lucro. Por sua vez, o marketing digital é um ramo do marketing tradicional, que explora e desenvolve a identidade de um produto ou serviço a partir dos novos canais de comunicação digitais, como é o caso da internet.

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Nos últimos anos, a internet tornou-se numa ferramenta de trabalho fundamental para o sucesso comercial que qualquer empresa ou marca, independentemente do sector de negócio a que se dedicam. Afinal de contas, estamos a falar de um universo de mais de seis biliões de utilizadores em todo o mundo, que continua em expansão, e que oferece várias vantagens: está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano; é mais económico que o marketing tradicional; e as suas potencialidades são vastas e alargadas.

“Se há uma certeza que parece unânime e incontornável no futuro do marketing digital prende-se com a importância da big data.”

Não nos podemos esquecer que a informação criada apenas nos últimos dois anos é maior do que a que foi gerada em todo o resto da história da humanidade. E esta tendência é para que cresça exponencialmente no futuro.

Para quem não sabe e explicando de uma forma sucinta, a big data é toda a informação que encontramos armazenada nos bancos de dados e servidores, que podem ser acessados e que são interligados entre si de forma remota. Por exemplo, o youtube ou a wikipédia são dois bons exemplos de big data, já que armazenam milhares de bancos de dados par consulta on-line por parte dos utilizadores. No entanto, a big data não se resume a esta informação on-line, uma vez que se estende a todo e qualquer dado que pode ser acessado sobre determinado assunto. E toda esta informação pode ajudar uma empresa a crescer, a desenvolver-se e a consolidar-se no mercado global.

Por isso, uma das poucas certezas que temos sobre o futuro próximo do marketing digital é que a big data continuará a ter um peso fundamental nesta prática. É uma espécie de petróleo na world wide web. Saber analisar esta informação, como o google analytics ou o facebook insights, é uma valiosa ferramenta para qualquer profissional do marketing digitial.

Outra das tendências futuras do marketing digital passa certamente pela automação. Aliás, esta é uma tendência geral do mundo do trabalho. Já aqui mencionámos os avanços no ramo da inteligência artificial, mas cada vez vemos mais máquinas a tomarem o trabalho da mão de obra humana e até já se fala de se começar  acorra impostos a esses robots. Afinal de contas, se um roto está a substituir um posto de trabalho não deverá ele também pagar as contribuições fiscais devidas?

A automação dos processos digitais tem permitido aumentar a eficácia do marketing digtial, seja na análise de dados, no envio de emails, na criação de mensagens ou noutros processos semelhantes.

Através das redes sociais, que estão cada vez mais presentes do nosso quotidiano, chegamos naturalmente a outra das tendências futuras do marketing digital. Falo da personalização para a qual este serviço tende a caminhar num futuro cada vez mais próximo. Enquanto consumidores, estamos a ficar cada vez mais exigente pranto a quantidade maciça de informação e de oferta a que estamos sujeitos constantemente. A informação é preciso que seja relevante para o cliente, caso contrário é tida como uma perda de tempo. E se há coisa que o sistema capitalista global nos ensinou é que tempo é dinheiro.

Por isso, a personalização irá continuar a procurar evitar o desgaste da relação entre marca e cliente e isso consegue-se a antecipar o que o cliente pretende. Para isso, as empresas seguem padrões pessoais de consumo, como faz a Amazon ou o Netflix através das suas sugestões baseadas no histórico do utilizador. E isto tende a tornar-se mais eficaz nos próximos tempos.

Finalmente, menção ainda para a crescente importância que a utilização dos chatbots têm tido no marketing digital. Os chatbots são atendimentos personalizados que respondem a determinadas perguntas dos utilizadores e interage com os clientes. Estes já existem no mercado há algum tempo, mas tendem a tornarem-se mais avançados no futuro. Lembra-se da Siri?

Contudo, tudo isto são previsões que podem ou não falhar. É que toda elas estão dependentes de algo que é impossível adivinhar: o comportamento humano e a sua criatividade. Por isso, é que o marketing digital será sempre uma tarefa que estará a cargo dos seres humanos e que nunca poderá ser substituída pela inteligência artificial. O que acontecerá é que a automação, da qual falámos nas linhas acima, irá dar mais liberdade aos profissionais de marketing digital de desenvolverem características mais humanas relacionadas com esta tarefa. E quem sai a ganhar com isso é o cliente, sempre o cliente.

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