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Marketing Digital é um gasto ou um investimento?

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MARCH, 2016

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A eficácia do marketing digital está mais do que comprovada e a maioria das empresas já percebeu que é uma estratégia a seguir. Afinal de contas, se toda a concorrência já deu esse passo, certamente não vai querer ficar para trás. E, no entanto, muitas vezes surgem as dúvidas no momento de tomar essa decisão.

É certo que uma boa estratégia de marketing digital não é barata. E tendo em conta as despesas correntes que todas as empresas têm quase diariamente, um gasto avultado destes pode impor algum respeito e fazer suscitar algumas dúvidas. Afinal de contas, o marketing digital é um investimento ou um gasto?

Para terminar de uma vez só com todas as dúvidas, listamos de seguida todas as razões pelas quais investir numa estratégia de marketing digital não só é um investimento, como é a melhor estratégia para o sucesso comercial da sua empresa que pode implementar a curto prazo.

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GARANTIR A SUA VISIBILIDADE NA WORLD WIDE WEB

Como o próprio nome indica, o marketing digital consiste no conjunto de estratégias de promoção de produtos ou de marcas através dos canais de comunicação digitais, ou seja, através das redes sociais em particular e da internet em geral. Actualmente, é suicídio uma empresa não estar na world wide web, mas longe vão os dias em que bastava marcar  presença. Tendo em conta a enorme variedade da oferta disponível, é necessário que as marcas se destaquem e sobressaiam por entre a concorrência. E é isso que o marketing digital faz, garantindo a sua visibilidade sobre as demais marcas e empresas.

O marketing digital não só identifica e analisa o seu público-alvo, como mantém um relacionamento mais próximo com os consumidores e clientes, através das redes sociais. Por isso, se um dos principais objectivos da sua empresa passa por se expandir, captar novos clientes e chegar a mais gente, é indispensável uma boa estratégia online.

CHEGAR A MAIS GENTE E CONTABILIZAR OS RESULTADOS

Não existe um canal de comunicação com o alcance da internet. Um anúncio num jornal, numa revista ou num placard de rua está sempre limitado ao espaço físico de uma cidade ou de uma região. E até mesmo a televisão está limitada ao alcance do seu sinal. Por sua vez, a internet chega em permanência a mais de seis biliões de utilizadores em todo o mundo, que estão à distância de um clique de aceder aos seus produtos ou serviços. Além disso, a internet está disponível vinte e quatro horas, durante 365 dias por ano. E tudo isto por um investimento muito mais reduzido do que um anúncio num canal de televisão, por exemplo.

PERMITE ESTAR UM PASSO À FRENTE DA CONCORRÊNCIA

A evolução da tecnologia é cada vez mais rápida, desenvolvendo-se a um ritmo alucinante. Estar a par dos novos avanços é estar um passo à frente da concorrência, chegando mais longe e alcançando mais público. Os bons profissionais de marketing digitial estão sempre atentos a estas novidades e, portanto, investir numa estratégia destas permite-lhe estar sempre à frente um passo dos restantes concorrentes.

Por tudo isto, é bastante fácil perceber se o dinheiro gasto em amrketing digital é um investimento ou um gasto. De um ponto de vista prático, basta avaliar se o valor obtido com a respectiva campanha foi maior do que o valor aplicado na sua criação para a considerar um sucesso e, consequentemente, um investimento. O obejctivo é adaptar as diferentes estratégias até que todos os investimentos sejam ganhos e não gastos, alcançando assim somente resultados positivos.

Se chegar à conclusão que os resultados obtidos são inferiores ao investido na campanha, então não está no caminho certo e, provavelmente, não está com a equipa certa. O marketing digital é o chamado Return of Investment (as iniciais ROI), o que significa que se não estiver a dar rentabilidade ao negócio é porque não está a ser bem executado. Para isso, exija sempre os seus relatório, para poder analisar todos os resultados. E lembre-se que tudo é mensurável no marketing digital.

 

A IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO NA OTIMIZAÇÃO DOS MOTORES DE BUSCA

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O SEO, iniciais para Search Engine Optimization – que traduzido livremente para língua portuguesa dá algo como otimização dos motores de busca -, é actualmente uma das principais ferramentas do marketing digitial. Para perceber no que consiste, temos que começar pelo início, ou seja, pelos motores de busca.

Estes são plataformas online que servem para pesquisar informação na world wide web. Alguns dos motores de busca mais populare são o Google, claro, mas também o Bing ou o Yahoo, por exemplo. Quando pesquisamos uma informação numa destas plataformas, os resultados são apresentados por ordem de relevância. Ninguém sabe ao certo quais são os factores que influenciam directa e decisivamente o algoritmo que determina a pertinência de tais resultados, mas o que o SEO tem feito é identificar alguns parâmetros que têm alguma relevância para o caso.

É mais do que óbvio a importância de aparecer nos lugares cimeiros de uma pesquisa num motor de busca. Estudos demonstram que a maioria dos usuários da internet raramente passam da segunda página de resultados quando pesquisam por algo na world wide web. Basta fazer a experiência: quantas vezes chegou à terceira página de resultados quando procura por algo no Google? Por isso, perante a tamanha oferta que existe em toda a rede, é fundamental que o website da sua marca ou produto apareça no topo das pesquisas.

Mais importante do que anúncios pagos, em serviços como AdSenses por exemplo, é garantir então uma posição cimeira nas pesquisas dos motores de busca para a sua página na internet. E é aí que entra o SEO, através de uma série de estratégias de otimização do seu website, nomeadamente na utilização de palavras-chave corretas, na adopção de enredeços mais racionais e até focar atenção à hierarquia de conteúdo das tags de HTML. Tudo isso faz com que os potenciais consumidores dos seus produtos ou serviços encontrem mais fácil e directamente a sua empresa na internet através dos canais de comunicação digitais.

A qualidade do conteúdo é fundamental, assim como a usabilidade do link building. Se o seu website não tiver credibilidade, esse é um passo gigantesco para perder imediatamente a confiança do usuário e potencial consumidor. È que o algoritmo dos motores de busca considera também os sites que são responsivos, intuitos e até adaptados a dispositivos mobile. É por isso que a sua página, além de conter conteúdo relevante, deve estar constantemente atualizada, de forma a atrair antigos e novos clientes.

Além disso, ao não atualizar o seu website com regularidade estará a afzer com que baixe na ordem de relevância dos resultados de pesquisa dos motores de busca, de acordo com os seus algoritmos. É por isso que, mesmo em websites que são meramente corporativos, existe sempre uma secção de notícias, para permitir que a atualização da página.

Assim, tendo em conta a importância da internet no nosso quotidiano e sabendo que 90 por cento dos proncessos de compra se iniciam no ambiente digital, é fundamental que as empresas e as marcas mantenham uma estratégia apurada na rede, não só garantndo a sua atratividade, mas também a competitividade perante a enorme concorrência na internet. O SEO é uma das ferramentas fundamenais do marketing digitial e garantir a otimização do conteúdo do seu website garante-lhe maior visibilidade junto dos motores de busca. Por isso, adote uma postura responsável, sensata e inteligente e não despreze uma estratégia de marketing digital desenvolvida por profissionais habilitados, capazes de encontrar a solução mais adequada e eficiente para o seu negócio online.

A equipa da Tribo 51 é constituída pelos melhores especialistas do sector, sempre  par das novas inovações do marketing digital. Ao viver exclusivamente disto, a Tribo 51 garante dedicação ao seu projecto, gerando uma maior rentabilidade do seu produto ou serviço. Poderá conhecer mais sobre a agência na sua página da internet, acessível através do endereço https://tribo51.pt . Pode contactar-nos através do formulário respectivo que está disponível na página ou através do seu número de telefone 308811158 ou Marketing Digital.

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