GOOGLE MEDICAL UPDATE – TUDO O QUE PRECISA SABER
No último dia 1 de Agosto, o Google voltou a redefinir o seu algortimo de busca e, como costuma acontecer nestas ocasiões, o mundo do marketing digital voltou a entrar em reboliço. Todos os anos são efectuadas cerca de 500 actualizações no algoritmo que determina as pesquisas e os resultados no motor de busca do Google, o que tem obrigado os profissionais da área a estarem cada vez mais atentos e preparados para que os seus sites e páginas na internet não saiam prejudicadas e se mantenham relevantes.
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Esta mais recente actualização
foi baptizada de Google Medical Update, uma vez que o seu maior impacto deu-se nos sites de saúde, nutrição e bem-estar: as chamadas páginas YMYL, iniciais para Your Money or Your Life. Este é um importante segmento na internet e, com a actualização do algoritmo, as suas classificações nos rankings de pesquisa passaram a estar seriamente modificadas. Alguns de forma positiva, claro, mas outros nem tanto.
Mas o que são YMYL?
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Your Money or Your Life
As páginas Your Money or Your Life, que traduzido livremente significa qualquer coisa como “O seu Dinheiro ou a sua Vida”, são sites da internet dedicados a temas que influenciam directamente a sua futura felicidade, saúde, estabilidade financeira ou a própria segurança dos utilizadores na rede. Esta é a definição mais generalista e é do próprio Google. Por isso, se tem uma página destas, este texto é para si.
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DR. GOOGLE
Obviamente que o Google Medical Update não afectou apenas os sites YMYL, mas é nestes em que os efeitos se revelaram com maior impacto. Muitas destas páginas, que estavam nos primeiros lugares dos resultados das pesquisas do Google, graças a “boas práticas de SEO”, viram o seu tráfego reduzir drasticamente. Existem relatos de páginas que passaram de cerca de 750 mil visitas diárias para menos de 200 mil, enquanto o oposto também se registou.
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EXPERTISE, AUTHORITATIVENESS AND TRUST
O Google não revela quais são os critérios do seu algoritmo, mas temos identificado alguns factores que fazem a diferença. Sabe-se, entretanto, que o Google se rege também pelos princípios da “expertise, authoritativeness and trust”, algo como perícia, autoridade e confiança. Por isso, quando está a abordar páginas sobre assuntos importantes – como é o caso dos YMYL – o Google espera que estas sejam dinamizadas por quem tem conhecimento para isso, com autoridade relevante para expor as informações e respectiva credibilidade. No fundo, é tudo uma questão de bom-senso.
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GOOGLE UPDATE
Assim, como em qualquer situação de SEO – ou seja, de optimização dos resultados dos motores de busca, essa ferramenta imprescindível do marketing digital -, é importante seguir alguns conselhos. O primeiro de todos é garantir que as informações que partilha no seu site são de confiança e de qualidade. Também é fundamental que identifique claramente quem está por trás da página, incluindo os seus contactos.
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CONFIANÇA
Consequentemente, tudo o que sejam formas de validar o seu conhecimento e a sua reputação são instrumentos positivos, como é o caso de avaliações positivas no próprio Google, nas redes sociais ou na própria página, e por fim a talvez a parte mais importante toda a estratégia de link building deve sere feita com sites que transmitam confiança e não as velhas PBN’s “manhosas”que a maioria dos ditos experts usam por exemplo. Garanta que a informação partilhada é sempre assinada e que os autores em questão são pessoas com autoridade na matéria, que confiram confiança aos usuários.
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EXPERIENCIA SEGURA
Isto tudo acontece porque o Google está cada vez mais comprometido em oferecer uma experiência cada vez mais segura aos seus usuários. Por isso, as estratégias digitais têm que estar em conformidade com esta política se quiserem sobreviver na rede e perante a concorrência. O marketing digital e o SEO em particular estão em constante mudança e esta é uma das principais razões. Por isso, mantenha-se atento e actualizado, caso queira garantir o seu sucesso na world wide web.
Resumindo, o Google penalizou quem não fez um bom SEO no seu site, tanto interno como externo, tenho alguns clientes na indústria da saude e todos subiram de posição á expepção de um que desceu e curiosamente foi o único que já tinha “SEO ” feito no passado, ou seja, após análise conclui que tinha a ver com o perfil de links usado pelas agências que tinham ‘Optimizado” o site no passado, mais uma lição que o Google nos dá que Blackhat está practicamente morto e que o SEO do futuro tem de se focar em estratégias “limpas’.
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